Curso de pós-Graduação em

Psiquiatria infantil

Dinâmica
TEÓRICO E PRÁTICO
Carga Horária
728 h/a
Duração

14 Módulos Mensais
+ 04 módulos de TCC

COORDENADOR

Walter Camargos Jr

  • 1979 – Medicina pela Faculdade de Medicina de Barbacena – MG;
  • 1981 – 1982 – Residência Médica em Psiquiatria no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais – IPSEMG – MG;
  • 2010 – Especialista em Psiquiatria com Especialidade em Psiquiatria da Infância e Adolescência – CRM, número: 20.615
  • 2009-2011 – Mestrado em Ciências da Saúde, IPSEMG, 2008-2010
  • Atuação em consultório particular desde 1984, Belo Horizonte, MG
  • Organizador, Autor e Colaborador de diversos artigos, capítulos de livros, essencialmente focados nos Transtornos do Espectro do Autismo.
  • Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8787965623128846

CORPO DOCENTE

Aline Abreu e Andrade – Psicóloga

  • ·2003 – 2007: Psicologia (UFMG) e formação em Terapias Cognitivas (IMTC).
  • ·2009 – 2010: Especialista em Terapia Comportamental (PUC-Minas).
  • ·2011 – 2013: Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFMG)
  • ·2013 – 2017: Doutora em Psicologia do Desenvolvimento

·http://lattes.cnpq.br/1583604191898115

Amanda Zanon Resende

  • 2005 – 2011: Medicina. Faculdade da Saúde e Ecologia Humana, FASEH, Brasil.
  • 2013 – 2016: Especializaçã
  • Residência médica em Psiquiatria. Hospital Municipal Odilon Behrens (HOB), BH, MG
  • 2016 – 2017: Especialização – Residência médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência. Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), BH, MG
  • Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/803763289342576

Ana Paula Ferreira Costa

  • 1991: Terapia Ocupacional (UFMG)
  • 1993: Especialista em Integração Sensorial (Ayres Clinic – Universidade do Sul da Califórnia – USC, EUA),
  • 2002: Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFMG).
  • 2001: Terapia Ocupacional pela UFMG, especialista no Conceito Neuroevolutivo Bobath (BH/MG),
  • 2017: Formação avançada no Modelo Denver de intervenção precoce no autismo (ESDM) – Montreal, Canadá.
  • Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6464153524439323
  •  

Dra. Mirian de Cesaro Revers Biasão

  • 2002-2007: Graduação em Medicina pela UEM-Universidade Estadual de Maringá.
  • 2008-2010: Residência médica em Psiquiatria Geral pela Universidade Estadual de Londrina (UEL);
  • 2011: Residência médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela PUC Campinas;
  • 2012 – 2019: Médica coordenadora clínica do PROTEA – Programa de Transtorno do Espectro Autista do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina de São Paulo;
  • 2018-em curso: Mestrado em Psiquiatria na Faculdade de Medicina da USP;
  • A partir de 2020: Research Assistant do Kind, Karolinska Institutet, Escocolmo, Suécia.
  • Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0477093614134559

Patrícia Reis Ferreira

  • 2000 – 2004: Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • 2005 – 2007: Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa),
  • 2012 – 2014: Mestre em Ciências da Saúde – Saúde da criança e do adolescente – Faculdade de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • 2018 – 2020: Pós graduação em Transtornos do Espectro Autista – CBI of Miami, e graduação em
  • Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6441233933705741

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Aulas Práticas em Ambulatórios;
  • Estruturação e dinâmica de família no contexto atual; Desenvolvimento psíquico da criança e do adolescente; Psicologia para crianças, adolescentes e famílias; Avaliação fonoaudiológica; Terapia Ocupacional; Diagnóstico Médico / Psiquiátrico; Programas de Tratamento
  • A Psicopatologia Fenomenológica adaptada à infância: Conceito de Normalidade; Funções Psíquicas; Avaliação fonoaudiológica e os Transtornos específicos do desenvolvimento da fala e linguagem;
  • Avaliação neuropsicológica; Transtornos mentais orgânicos: epilepsia, tumores, transtornos degenerativos, neuroimagem
  • O pensamento normal evolutivo da criança; Psicopatologia da Inteligência; Retardo Mental; Fundamentos clínicos da Genética
  • Psicopatologia da Atenção, Memória, Funções Executivas; Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH); Transtornos Específicos de Aprendizagem; Inclusão Escolar
  • Psicofarmacologia do TDAH
  • Psicopatologia do pensamento, linguagem, vontade e impulsividade; Transtorno do Espectro do Autismo
  • Psicopatologia do pensamento, sensopercepção e afetividade; Psicose Infantil; Esquizofrenia; Transtornos de Humor
  • Psicofarmacologia no TEA, nas Psicoses e nos Transtornos de Humor
  • Psicopatologia da Vontade e do Impulso, Transtorno de Oposição e Desafio; Transtorno de Conduta; Enurese; Encoprese; Bulimia; Anorexia; Obesidade
  • Transtornos de Ansiedade Generalizada; Fobias; Transtorno de Estresse Pós-Traumático; Transtorno de Ansiedade de Separação; Transtornos Obsessivo-Compulsivo; Transtorno do Tique
  • Psicofarmacologia nos Transtornos de Ansiedade e outros Transtornos
  • Transtornos do sono; Mutismo Eletivo; Abuso físico e sexual; Bullying; Aspectos psiquiátricos dos adotivos
  • Tratamentos biológicos não farmacológicos: Estimulação Magnética Transcraniana; Eletroconvulsoterapia; Bio / Neurofeedback; Psiquiatria de ligação; Exames genéticos.
  • Aspectos legais: Tutela e Curatela; Adoção; Laudos Judiciais; CAPSi + internação
  • Transtornos de Personalidade; Abuso de substâncias / Jogos; Identidade de Gênero
  • Revisão dos temas em psicopatologia, psiquiatria clínica e psicofarmacologia
  • Noções de Metodologia Científica com vistas à preparação da Monografia, Apresentação dos Projetos de Monografia, Discussão e Marcação da Data de Entrega

OBJETIVOS

  • O objetivo principal do Curso é a formação clínica na área;
  • Capacitar os alunos na prática clínica da Psiquiatria da Infância e Adolescência;
  • Ensinar e conduzir o aluno a uma postura profissional ética e técnica diante dos pacientes, as famílias e responsáveis e de outros Profissionais de Saúde que porventura já acompanhem o paciente;
  • Ensinar o aluno a uma postura profissional ética e técnica na condução da prática clínica, Ambulatorial;
  • Estimular o pensamento crítico e estratégias de tomada de decisão baseado em evidências científicas publicadas e na prática comum;
  • Individualizar o ensino buscando uma otimização da atuação assistencial de cada aluno médico.
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